Deve-se encarar essa participação com mais profissionalismo, afinal irá investir muito, as vezes tem viajem de um Estado para outro, hotel, etc. Tem que trazer um retorno de qualidade e não quantidade.
Maneira amadora de pensar para chamar público seria colocar um palhaço para chamar atenção, distribuir bebida a vontade, colocar mulheres bonitas distribuindo folders, folhetos e brindes para qualquer um que passar e voltar pra casa cheio de cartões, e o objetivo não é esse! Objetivo é conseguir clientes de qualidade, potenciais compradores do seu produto.
1 dica: Não dependa dos organizadores do evento para atrair gente para seu stand.
Envie e-mails para seus clientes avisando sobre a feira, qual stand te encontrar, porque valerá a pena passar lá.
2 dica: Oferecer um incentivo para a visita ou pós a visita.
Pode oferecer um jantar, sorteio de brindes para visitantes, algum material rico de informações útil a ele, ou pegar endereço e contato para quando ele chegar em casa encontrar lá seu material ou brinde.
3 dica: Palestrar, Workshop, Conteúdo Útil.
Ter um palestrante falando sobre novas soluções, dicas úteis, talvez um Workshop, vídeo, informativo ou seja um palestrante desse evento.
4 dica: Faça um evento paralelo a feira em sua empresa ou hotel.
As vezes o stand alugado não comporta muita gente ao mesmo tempo, mas pode convidar o potencial cliente para um jantar ou palestra que será realizado no hotel onde está ou mesmo em sua empresa. Use o Stand como uma ponte ao local que esta com menos custos.
5 dica: Participe em Redes Sociais com informações úteis ao seu público.
As vezes a agência e os organizadores criaram uma hashtag para o evento, use também para informa seus clientes e o público que não pode visitar a feira saiba o que esta acontecendo lá por você, seja uma espécie de olhos e ouvidos para quem não pode ir na feira.
6 dica: Design do Stand, Cores e Sinalização.
Use no Stand as cores da sua empresa de modo harmonioso, a sinalização do Stand é muito importante também, se o evento tiver um tema legal que é valido para você acompanhe, se for evento internacional pode usar tema da cidade para se identificar mais com o local, mas lembrando sempre que em design as vezes Menos é Mais, tenha discernimento.
7 dica: Pessoas certas para Trabalhar.
Nem sempre o melhor vendedor de sua empresa é a pessoa certa para ficar em um stand, as vezes ele é tímido, tem pessoas que não conseguem falar em público, ou mesmo não sinta confortável no evento, tende a ficar sentando por muito tempo. Faça pequenos treinamentos antes do evento, instrua, faça perguntas, de modo espontâneo, sem a pressão, que seja uma conversa entre amigos.
Aproveite ao máximo o tempo do seu investimento, trate todos de forma igual, o cliente busca atenção, lembre-se que cada visita é uma mala direta sua de comentário bons ou ruins.