Publicidade não é Propaganda e propaganda não é Marketing

A coisa mais comum é ver pessoas confundindo publicidade, propaganda e marketing. Apensar de serem muito conectados são diferentes.

 Publicidade: Qualquer forma de divulgação gratuita e espontânea. Ex: buzz marketing (boca-a-boca); notícias publicadas sobre uma empresa ou produto gratuitamente pela mídia, etc. A intenção da publicidade, popularizar uma ideia ou conceito.

Propaganda: se refere à toda forma de divulgação paga. Ex: outdoor, banner em site, revista, jornal, anúncios pago em rede sociais.

Marketing: É um termo mais amplo ainda e refere-se ao estudo, planejamento, execução, mensuração e acompanhamento. O marketing trabalha com o conceito de criar valor a empresa ou produto, envolve-se amplamente com a empresa, seus produtos, serviços, etc.

Resumindo, marketing é uma ciência ampla que inclui todas as estratégias da empresa para tentar vender bem, é a arte de planejar o antes, o durante e o depois do processo de vendas. A propaganda é uma maneira de estimular o cliente e realizar a compra ou adquirir um serviço, e publicidade é quando cai na boca do povo e a propaganda acaba sendo feita por si só!

Leave a Reply