Supere a crise com 7 dicas muito simples. Confira:

1. Tenha sua meta definida
As metas da sua empresa são, sem dúvidas, a principal estratégia para contornar a crise com um bom plano de vendas.
Defina:
• Quanto pretende crescer?
• Quais as dificuldades para investimentos?

2. Planeje a conquista de novos clientes
Isso sempre deverá fazer parte do plano de vendas.
• Incentive seus atuais clientes a indicarem sua empresa para amigos. Você economizará em divulgações e, ao mesmo tempo, criará clientes defensores da sua marca
• Motive seu time a conquistar novos clientes. Bonifique-os por cada cliente novo
• Opte pelo marketing digital: é mais barato e eficaz para conquistar clientes

3. Invista em seus atuais clientes
• Invista na satisfação de seus atuais clientes e esteja atento aos seus feedbacks
• Atue com pesquisas de satisfação e conheça a opinião de seus clientes
• Melhore o relacionamento com seus atuais clientes e se aprofunde em conhecer cada vez mais seus perfis, suas necessidades e suas perspectivas em relação a sua empresa

4. Planeje aumentar seu ticket médio
Em tempos de crise, é comum as empresas perderem parte de seus atuais clientes e consequentemente comprometerem seus faturamentos. Para driblar este problema e contornar a crise, recomenda-se buscar estratégias para aumentar o ticket médio
Para isso, é necessário fazer uma boa gestão do estoque e avaliar os produtos que podem complementar outros itens. A dica aqui é se projetar para aproveitar os atuais clientes e não sofrer tanto com possíveis baixas

5. Treine a equipe
• Mantenha o time de vendas e marketing preparados
• Desenvolva uma equipe proativa para atender cada cliente de forma personalizada. Compreenda suas necessidades e ofereça o produto ou serviço que ele necessita. Tratar cada cliente como único ajuda em sua fidelização e sua satisfação com a empresa

É fundamental manter a equipe de vendas e gestores alinhados, buscando o mesmo objetivo. Desta forma é importante realizar reuniões com frequência e motivar a todos os colaboradores.

6. Revise seu mix de produtos e serviços
Possuir um mix de produtos muito variados em momentos de crise pode ser prejudicial ao negócio, se ficarem muito tempo em estoques sem serem vendidos.
Faça uma revisão do mix e elimine os produtos que não geram uma boa margem de lucro ou que ficam muito tempo parados em estoque. Utilizá-los para aumentar o ticket médio da sua empresa é uma ótima alternativa conforme citado anteriormente.


Isso é essencial em momentos em que o maior desafio está em fazer mais com recursos reduzidos. E neste caso, otimizar o tempo, as rotinas administrativas, vendas e demais processos, podem fazer a diferença, uma vez que permitem o aumento de produtividade e até mesmo a redução de custos.

Otimizar processos utilizando através de um CRM de vendas, pode facilitar a rotina de trabalho, já que auxilia na administração e atendimento de clientes e prospectos.

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